Para o sucesso da lavoura, o planejamento do plantio de cana-de-açúcar deve ser muito bem planejado. Sempre de forma conjunta às operações de colheita e manutenção do canavial. É fundamental que o produtor conheça o ambiente edafoclimático ou ambiente de produção de sua propriedade. Além disso, planejar a área, realizando um levantamento topográfico, permitindo a subdivisão da área em talhões e alocando-se os carreadores principais e secundários fazem parte do pacote.
LEIA MAIS > Modelo de distribuição do plantio de meiosi rende bons resultados para a Usina Atena
Nesse sentido, a DCBIO é um caso bem-sucedido de planejamento de plantio de cana. Gabriel Della Coleta Canal, diretor agrícola da unidade, detalha. “Hoje na DCBio temos todo o planejamento de plantio antecipado, onde realizamos os projetos de semantização e sulcação com antecedência. Por isso, independente se vamos plantar esse ano ou no próximo ano, ou daqui cinco anos, já temos todos os projetos em mãos”.
LEIA MAIS > Safra de cana terá redução de 9,5% afirma CNA
Canal, explica que o objetivo de planejar é chegar o mais próximo da perfeição para obter as produtividades definidas. E para isso, ele conta com ferramentas específicas e tecnologia. “Temos toda a empresa classificada por ambiente de produção e temos todo levantamento planialtimétrico da usina em mãos, o que nos dá a certeza de fazer o planejamento antecipado com segurança. Também medimos as aderências dos projetos”, descreve.
LEIA MAIS > 4 cases de inovação e confiabilidade agrícola prometem reduzir custos com manutenções
Ele também informa que a usina conta com tecnologia em controle de tráfego. “Toda nossa frota possui tráfego controlado para evitar pisar onde vai sulcar, pisar em cima da cana no cobrimento dela”.
O diretor agrícola da DCBIO se reúne com mais três especialistas nesta quarta, 13/10, às 19h para o Webinar JornalCana com o tema: USINAS DE ALTA PERFORMANCE AGRÍCOLA – Inovações no Plantio e Replantio. Em seu painel, Canal trará detalhes sobre como faz o planejamento de plantio. Além dele, Inês Janegitz, gerente agrícola da Usina Atena e Merquisson Sanches, gerente de operação da TT do Brasil, compõem o painel virtual.
Como participar
Acesse o link e faça sua inscrição gratuita: www.jornalcana.com.br/webinar
Patrocínio
AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos agrícolas é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!
BioCon – Bem-vindo ao etanol de 4a geração! Conheça a Tecnologia BioCon, da INNOFERM, uma inovação disruptiva que aumenta em pelo menos 5% o rendimento fermentativo!
HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
TT do Brasil – Evoluindo a mecanização na cultura da cana.