Mercado

Czarnikow: preços do açúcar caminham para alta em 2009

Os preços globais do açúcar podem subir em 2009 com a diminuição da produção e uma demanda robusta, apesar do declínio econômico, afirmou a trading Czarnikow nesta terça-feira. A empresa acrescentou que o mercado deve ficar apertado no primeiro semestre do ano.

» Confira mais notícias sobre Economia

“A idéia de uma alta do açúcar em 2009 parece estranha em um momento de desaceleração econômica global, que abalou a maioria dos mercados de commodities”, disse a Czarnikow em um relatório mensal de mercado.

“Entretanto, grande parte dos fatores que conduziram os preços os açúcar a um rumo altista no começo de 2006 está novamente presente hoje”.

A Czarnikow acrescentou que o mercado mundial de açúcar oscilou fortemente em direção a um déficit em 2008/09, devido ao declínio global na produção de mais de 10 milhões de t.

“Os fatores por trás desta redução na oferta são as safras menores na Índia, Paquistão e no Irã em meio à conclusão da reforma do regime europeu de açúcar”, explicou o relatório.

A consultoria afirmou ainda que a pressão de crédito também parece ter tido um impacto maior na oferta do que na demanda.

“Nos últimos meses, o sentimento do mercado está sendo dominado pelo impacto da crise de crédito. No entanto, nós agora estamos em declínio há vários meses e, em vez disso, os dados de embarque continuaram apontando uma demanda robusta.”

“Nós acreditamos que o mercado deve ficar muito apertado durante a primeira metade de 2009. O iminente aperto no mercado físico está alinhado com os déficits de produção esperados por algum tempo”, concluiu o relatório.