A trading britânica Czarnikow elevou nesta quarta-feira em 17% a sua estimativa de excedente global de açúcar em 2012/13, para 9,1 milhões de toneladas, principalmente devido à melhoria das perspectivas de produção no Brasil e na Índia.
A Czarnikow também aumentou em 1,5 milhão de toneladas a previsão de produção de açúcar a partir da cana, para 146,4 milhões de toneladas, após uma boa temporada de esmagamento na região Centro-Sul do Brasil e rendimentos acima do esperado na Índia.
A perspectiva para safra de açúcar de cana e beterraba foi ajustada para cima em 3,6 milhões de toneladas, para 184,2 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 2,9% ante o ciclo anterior.
Segundo a trading, as atenções nos próximos meses devem se voltar para as lavouras de cana do Hemisfério Norte, principalmente da Índia, China e Tailândia, após uma temporada mista no sul.
A Czarnikow disse ainda que o consumo deve ser maior do que o mercado está estimando, com consumidores sensíveis a preço, provavelmente sendo os mais rápidos em reagir ao valor mais acessível da commodity. A estimativa da trading para o consumo no ano calendário de 2013 foi aumentada em 1,8 milhão de toneladas, para 174,1 milhões de toneladas. As informações são da Dow Jones.