Mercado

Curso vai melhorar a produção de cachaça

Para atender as estratégias de valorização da cachaça artesanal do Paraná, debatidas no encontro estadual, realizado no início de outubro em Londrina, terá início o primeiro módulo de capacitação de 25 produtores rurais de cachaça, hoje e amanhã, e na seqüência o segundo módulo nos dias 6 e 7 de novembro, com aulas práticas e teóricas na Fazenda Experimental da Unopar, em Tamarana, numa promoção do Governo do Estado e da Aprocapar, sob a coordenação da Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), com apoio do Programa Paraná 12 Meses e Sebrae.

Segundo o engenheiro agrônomo Gervásio Vieira, executor regional do Programa Agroindústria Familiar Fábrica do Agricultor, da Emater-Paraná de Londrina, o curso é importante porque sua proposta visa difundir as melhores técnicas agronômicas do cultivo convencional e orgânico da cana-de-açúcar para a produção exclusiva da cachaça de qualidade comprovada e também contempla as técnicas de ponta no processamento artesanal da cachaça de alambique. “Ele é o primeiro passo no processo de qualificação dos produtores rurais, obtendo os melhores produtos paranaenses e assim fazer frente às exigências do mercado comprador, que quer uma cachaça de qualidade superior comprovada, em relação a maioria das existentes”, afirma o Gervásio Vieira.

O presidente da Aprocapar, Rogério Afonso da Silva, destaca que a entidade reconhece o esforço do governo estadual em promover esta atividade, que além de assegurar a capacitação dos produtores rurais de cachaça, também incentiva a integração dos diversos segmentos dessa cadeia produtiva. Rogério da Silva lembra ainda que a programação de novas ações conjuntas em prol da cachaça paranaense estão sendo definidas, dentre elas a participação dos associados na Feira dos Sabores, que acorrerá de 10 a 14 de dezembro em Curitiba. Nessa oportunidade, garante Carlos Roberto Bittencourt, diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário da Seab, será realizada a reunião do setor, com aprovação e encaminhamentos das ações a serem desenvolvidas no próximo ano. Dentre elas a da realização de módulos de capacitação em empreendedorismo, porque na opinião de Sérgio Garcia Osório, gerente regional do Sebrae de Londrina, “existe um potencial de crescimento muito grande da cachaça artesanal no Paraná”.