Mercado

Curso industrial aborda destilação a vácuo e redução de perdas

“Destilação a vácuo aplicada às usinas de etanol de cana” é um dos temas do curso industrial que a Udop – União dos Produtores de Bioenergia e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam no dia 9 de outubro em Araçatuba, SP, no Salão de Eventos da Churrascaria Terra do Boi, e no dia 17 de outubro, em Ribeirão Preto, SP, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). O objetivo dessa aula-palestra é apresentar os conceitos da destilação a vácuo, assim como suas vantagens e desvantagens frente ao processo atmosférico, bem como avaliar a relação custo-benefício na aquisição de um sistema a vácuo, considerando questões como consumo de utilidades, energia, aspectos de segurança e operação. Esse assunto será abordado pelo engenheiro químico Adler Gomes Moura, que é gerente da Engenharia de Etanol, da Dedini S/A Indústrias de Base.

Outro tema, que faz parte da programação do curso, é “Utilização do controle químico para redução de perdas e aumento da eficiência”, que demonstrará aos participantes as oportunidades de melhoria dos processos, redução de custos, identificação de perdas e aumento da qualidade dos produtos finais por meio da aplicação de um controle químico bem elaborado. O palestrante Márcio Roberto Mori, que é tecnólogo da informação e atua na Usina Santa Cruz Açúcar e Álcool, vai abordar noções básicas do controle químico, determinação dos pontos de controle, verificação dos pontos impactantes nos pontos de controle, a utilização de ferramentas que auxiliam o controle químico, entre outros itens.

O curso é voltado para diretores, supervisores e gerentes industriais; engenheiros mecânico, químico, elétrico, de produção industrial; chefes de laboratório e técnicos químicos de empresas produtoras de bioenergia. As inscrições deverão ser feitas até amanhã, 5 de outubro, para o curso em Araçatuba e até o dia 11 de outubro para Ribeirão Preto pelo e-mail www.udop.com.br , no menu cursos. Outras informações pelo telefone (19) 2103-0528 ou pelo e-mail [email protected] .

Banner Evento Mobile