A Usina Cucaú, de Rio Formoso, PE, foi contemplada com o Prêmio CNI 2005. O projeto “Produção de Gesso Agrícola Reciclado (GAR) para uso no cultivo da cana-de-açúcar em Pernambuco”, foi classificado em terceiro lugar no prêmio concedido pela Confederação Nacional da Indústria aos destaques do setor. Este projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e apoiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). A proposta do projeto é definir uma rota tecnológica básica para reciclar os resíduos de gesso usados na construção civil, com o objetivo de usá-los na agricultura canavieira. O prêmio foi entregue pelo presidente da CNI, deputado federal Armando Monteiro Neto, ao engenheiro Afrânio Tavares da Silva, diretor de projetos da Usina Cucaú, e à Sônia Valéria Pereira, do ITEP, durante solenidade realizada na terça-feira, dia 25 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O projeto, desenvolvido para contemplar inicialmente a Zona da Mata do Estado, eliminará o custo do frete do Araripe para os canaviais, pois será pago pelo uso inicial na construção civil. Sem este custo – o maior da cadeia do fornecimento do insumo -, o gesso agrícola poderá ser usado na recuperação de solos degradados no cultivo da cana-de-açúcar, buscando o aumento de sua produtividade. O gesso é produzido a partir da gipsita, mineral encontrado em grande quantidade no Pólo Gesseiro do Araripe, localizado a 700 quilômetros de Recife. Estudos do Sindigesso indicam que é possível reduzir em 50% o custo do transporte do insumo com a utilização do frete ferroviário, em substituição ao rodoviário, atualmente em uso. O projeto se propõe ainda a desenvolver uma forma técnica e economicamente viável para utilização dos resíduos com o objetivo de solucionar a questão ambiental, conforme determina resolução específica do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Mercado
Cucaú ganha Prêmio CNI 2005 com projeto sobre uso agrícola do gesso
Mais Notícias
Mais artigosMercado
Quem é o fundo da Noruega que já tem 5% das ações preferenciais da Raízen
Aquisição de 5,003% do total das ações preferenciais da Raízen pelo fundo da Noruega foi formalizada em 16 de abril
Mercado
Usina pede licença para irrigação de cana-de-açúcar
Pedido de licença para irrigação está no Diário Oficial de Goiás
SINATUB
Sinatub 2025 debate a performance industrial no setor bioenergético
A 24ª edição do Congresso Sinatub – Usinas de Alta Performance Industrial já tem data marcada: 21 e 22 de maio de 2025, em Ribeirão Preto (SP)
Mercado
Credicitrus reitera sua posição de liderança no cooperativismo brasileiro com mais de R$ 15 bilhões de ativos em 2024
Mesmo em um cenário econômico desafiador, a Credicitrus apresentou crescimento de seus ativos
América Latina
Grupo Magdalena adquire 80% da Caña Brava
Com o acordo, o grupo Magdalena, da Guatemala, expande as operações também para o Peru
Mercado
CANABIO25: Uma imersão transformadora na cana regenerativa
Workshops, cases e networking marcam o encontro dedicado a práticas agrícolas sustentáveis que promovem a biodiversidade