Mercado

Cuba quer triplicar capacidade de produção de álcool até 2010

Cuba está investindo no aumento da produção de álcool combustível para tirar proveito do aumento dos preços do petróleo. Segundo Luis Galvez, do Instituto Cubano de Pesquisa de Derivados da Cana-de-Açúcar, em 2010 a ilha terá capacidade para produzir 500 milhões de litros de álcool por ano. A capacidade atual é de 180 milhões de litros em 17 destilarias.

Durante conferência realizada esta semana em Bruxelas, Galvez afirmou que, para aumentar a produção, Cuba deverá modernizar 11 das plantas industriais existentes e construir outras sete. Ele não revelou o volume dos investimentos necessários.

Peter Baron, presidente da Organização Internacional do Açúcar (ISO), lembrou durante o evento que Cuba pode se beneficiar do aumento da produção de álcool, já que obtém a maior parte do petróleo consumido no país através de acordos em termos mais favoráveis com a Venezuela.

Cuba já foi um dos maiores produtores de açúcar do mundo, mas problemas climáticos e falta de investimentos reduziram a produção local de forma dramática. Na safra 2004/05 apenas 1,5 milhão de toneladas foram produzidas, cerca de um quarto dos melhores anos da ilha. Não foram divulgados dados do ciclo 2005/06, mas analistas acreditam que a safra foi ainda menor. As informações são da Dow Jones.