Mercado

CTC volta a fazer alerta sobre a broca gigante nos canaviais

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) voltou a alertar sobre a ocorrência da broca gigante nos canaviais do Centro-Sul. A praga foi identificada no mês de julho de 2007, no município paulista de Limeira. Até então, a broca gigante era considerada uma praga comum na região Nordeste, cujas usinas “aprenderam a conviver com ela”, segundo Tadeu Andrade, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento do CTC.

De acordo com Andrade, em São Paulo, contudo, a situação é diferente. “Não temos ainda uma tecnologia eficiente para controle da broca gigante”, diz o executivo. No Nordeste, as equipes de trabalhadores controlam manualmente o inseto causador da infestação – Telchin licus licus −, que causa prejuízos anuais da ordem de R$ 35 milhões.

Depois das infestações observadas em Limeira, o CTC traça um quadro preocupante para o setor sucroalcooleiro paulista. A dimensão da área plantada de cana no Estado, hoje superior a 4 milhões de hectares, leva o centro de pesquisas a projetar prejuízos na casa de R$ 400 milhões por safra– “isso se o problema se mantiver localizado apenas em São Paulo”, alerta Andrade.