Mercado

CTC realiza seminário sobre sistema de produção de cana crua

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) realizará, dia 12 de fevereiro, em Araçatuba, SP, o seminário Implementação do Sistema de Produção de Cana Crua – Edição 2009. O evento, que será realizado no Maria Plaza Hotel, tem o objetivo de desenvolver e disseminar tecnologias para que as unidades associadas tenham informações de qualidade e atualizadas com a realidade regional.

A mecanização da colheita, com a adoção do sistema de produção de cana crua em larga escala, deixou de ser uma prática usada sazonalmente em épocas de falta de mão-de-obra ou por imposições legais, para se tornar uma tecnologia consolidada. Houve um crescimento expressivo nos últimos anos, atingindo, na safra 2008/09, o índice de 48% das áreas colhidas no Estado de São Paulo e 51% na região de Araçatuba.

A mecanização trouxe novos desafios para os profissionais do segmento sucroenergético. A área agrícola buscou tecnologias para se adaptar as novas exigências de plantios, tratos culturais, colheita e transporte da cana colhida crua (sem queimar). Na área industrial, houve mudanças significativas nas mesas de recepção, limpeza dessa matéria-prima e utilização da palha, que até pouco tempo era chamada de impureza e tem se tornado uma fonte de renda importante para as unidades que possuem cogeração de energia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ctc.com.br

Banner Evento Mobile