O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) acaba de obter a aprovação do uso comercial de seu segundo evento de modificação genética em cana-de-açúcar.
A publicação da aprovação foi durante a 218ª reunião ordinária da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), realizada em 06/12.
Segundo o CTC, a variedade CTC9001BT, resistente a broca da cana (Diatraea saccharalis), promete ganhos econômicos, com melhor produtividade e qualidade do açúcar.
Leia também:
http://jornalcana.com.br/nao-fique-de-fora-participe-do-ranking-melhores-empresas-para-trabalhar-no-agronegocio/
Ainda segundo o CTC, estudos de processo provaram que o açúcar e o etanol obtidos a partir da cana Bt são idênticos aos produtos derivados de cana convencional. Estudos adicionais mostraram ainda que tanto o gene Bt como a proteína são completamente eliminados nos derivados de cana-de-açúcar durante o processo de fabricação.
Estudos ambientais não constataram quaisquer efeitos negativos relacionados à composição do solo, à biodegradabilidade da cana GM ou às populações de insetos, exceto às pragas alvo (principalmente broca), completa o CTC.
Clique aqui para acessar a publicação técnica da CTNBio
Mais sobre o CTC
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira (Bovespa Mais: CTCA3) é uma empresa 100% nacional com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de variedades de cana-de-açúcar e outras tecnologias disruptivas. Tem como acionistas o BNDESPar e os principais grupos do setor sucroenergético, representando mais de 60% da produção de açúcar e etanol do Brasil.