Mercado

CTC divulga nova tecnologia para cana

O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) divulgou no final do mês de maio uma nova tecnologia para limpeza de cana-de-açúcar, cujo princípio de funcionamento é um processo a seco, que dispensa a utilização de água e outros insumos, segundo a assessoria de comunicação do CTC.

“Trata-se de uma inovação tecnológica importante, que entre outros benefícios reduz o consumo de água nas usinas e possibilita a utilização da palha de cana-de-açucar de na geração de energia elétrica”, explica o especialista Suleiman Hassuani, Coordenador de P&D do CTC e responsável pelos estudos em torno da nova tecnologia, desenvolvida com a participação do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica – e da Usina Equipav, da cidade de Promissão, em São Paulo.

Segundo Hassuani, a finalidade principal do Sistema de Limpeza a Seco CTC é a de separar as impurezas vegetais (palha) e minerais (terra) da cana colhida nas usinas. O novo conceito pode ser aplicado tanto para o processamento da cana inteira como picada.

O CTC é mantido por 151 unidades produtoras de açúcar e álcool e atende em torno de 12 mil fornecedores de cana. Mantém estações experimentais nos Estados de São Paulo e Bahia e recentemente abriu unidades regionais em novos pontos estratégicos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.