Mercado

CTC anuncia nova tecnologia para limpeza de cana a seco

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) acaba de divulgar uma nova tecnologia para limpeza de cana-de-açúcar, cujo princípio de funcionamento é um processo a seco, que dispensa a utilização de água e outros insumos. “Trata-se de uma inovação tecnológica importante, que entre outros benefícios reduz o consumo de água nas usinas e possibilita a utilização da palha de cana-de-açúcar na geração de energia elétrica”, explica o especialista Suleiman Hassuani, coordenador de P&D do CTC e responsável pelos estudos em torno da nova tecnologia, desenvolvida com a participação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e da Usina Equipav, da cidade de Promissão, de São Paulo.

Segundo Hassuani, a finalidade principal do Sistema de Limpeza a Seco CTC é a de separar as impurezas vegetais (palha) e minerais (terra) da cana colhida nas usinas. O novo conceito pode ser aplicado tanto para o processamento da cana inteira como picada. “Nos dois casos, as impurezas minerais removidas são devolvidas para as lavouras”, explica Hassuani. De acordo com o pesquisador, o processo de remoção das impurezas minerais pelo sistema de limpeza de cana a seco registra eficiência de 70%, considerado excelente no comparativo aos métodos tradicionais. Quanto aos resíduos vegetais, o especialista explica que “podem ser reaproveitados como combustível-base para a geração de energia elétrica, complementar ao bagaço, para as caldeiras”.

Outros benefícios associados a essa nova tecnologia do CTC, segundo a direção do órgão, são o aumento da capacidade de moagem das usinas; o aumento da extração de açúcar da cana; a eliminação dos sistemas tradicionais de lavagem de cana e a diminuição do desgaste de equipamentos.