Mercado

CT Canavieiro pesquisa área de moagem e fermentação

O Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba (SP) está desenvolvendo pesquisas com o objetivo de melhorar os índices de eficiência industrial no setor.

De acordo com o coordenador de Programas de P&D, Paulo de Tarso Delfini, há duas áreas que estão sendo estudadas: a de moagem e a de fermentação.

“Apesar dos níveis de eficiência industrial se encontrarem atualmente em patamares bastante elevados, existem ainda algumas atividades da cadeia produtiva que podem ter seus índices de eficiência melhorados, mais especificamente nas áreas de moagem e fermentação”, afirma.

Segundo ele, na área de moagem, há pesquisas sendo realizadas visando aproveitar a ociosidade existente em alguns ternos de moendas para melhorar o nível de extração do conjunto, sem aumento da taxa de embebição e do consumo de energia. “Na área de fermentação há pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias para a eliminação da floculação, controle biológico da contaminação bacteriana, seleção e melhoria de cepas de levedura”, diz.

Na opinião do coordenador, a maior parte das pesquisas na área industrial estão de fato voltadas para a melhoria dos procedimentos de controle e qualidade da matéria prima e dos produtos e principalmente para o desenvolvimento de tecnologias que permitam manter os níveis atuais de eficiência porém com redução do consumo de energia, de insumos e da manutenção.