Mercado

Crystalsev investe em destilaria em El Salvador

A Crystalsev confirmou que está investindo em uma destilaria de desidratação de álcool em El Salvador. A empresa está fazendo o investimento de US$ 10 milhões em parceria com a Cargill e a Compañía Azucarera Salvadoreña SA (Cassa).

A expectativa é de que as operações se iniciem em março no próximo ano. A nova fábrica vai receber o álcool hidratado do Brasil e transformá-lo em anidro. Depois, esse álcool será exportado para os Estados Unidos.

Segundo João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente da Crystalsev, o mercado internacional está crescendo por conta do interesse de alguns países em efetuar a mistura de álcool na gasolina para reduzir a emissão de poluentes.

A taxa de crescimento para o álcool não é a mesma que a do mercado internacional de açúcar, que já possui uma demanda natural.

Neste ano, o grupo Coimex também anunciou investimentos de US$ 10 milhões na construção de uma destilaria na Jamaica. A Coimex informou que toda tecnologia utilizada na nova destilaria é da Dedini, com sede em Piracicaba (SP).

Os países caribenhos são beneficiados pela Iniciativa da Bacia do Caribe (CBI, em inglês). Por essa iniciativa, esses países podem exportar até 7% da demanda americana de álcool com a isenção de impostos.

A destilaria em El Salvador terá capacidade de produção de 120 milhões de litros por ano. Crystalsev, Cargill e Cassa terão participação de um terço cada na nova destilaria. A Cassa confirmou os investimentos, mas não quis detalhar o negócio. A Cargill não vai se pronunciar sobre o assunto.