Mercado

Cromo orgânico na nutrição de eqüinos

Os minerais orgânicos utilizados na nutrição animal trazem muitos benefícios às principais funções dos eqüinos. Entre elas, o positivo fornecimento de energia e a manutenção e crescimento dos tecidos corporais. Tais fatores devem ser considerados como diferenciais de grande importância na correta mineralização dos animais, especialmente àqueles em fase de crescimento.

Nesse cenário, o destaque é para o mineral orgânico cromo, que quando utilizado na suplementação mineral de eqüinos traz, comprovadamente, significativos benefícios, como redução dos problemas de miosite (desordem muscular similar a cãibras, travamento); melhoria do sistema imune, obtendo maior resistência a doenças; diminuição do estresse, deixando os animais mais calmos e tolerantes para o trabalho e ao mesmo tempo estimulando todo o seu potencial.

Quando os cavalos estão na fase de crescimento e/ou treinamento, o seu organismo requer alta demanda de glicose. Nessa circunstância, o cromo está em falta, necessitando de suplementação.

Diversos experimentos comprovam que o cromo na forma orgânica promove em cavalos jovens e em treinamento maior ganho de massa muscular e menor armazenamento de gordura, comprovando que este mineral estimula o crescimento músculo-esquelético, proporcionando, assim, maior resposta aos exercícios intensos. Além disso, o cromo proporciona aumento de tecido muscular, devido à maior eficiência metabólica da glicose e aminoácidos derivados dos alimentos para ser utilizados por tecidos muito ativos.

Outra vantagem da suplementação com cromo orgânico está na redução da liberação de ácido lático, que impede a acumulação de lactato, causador de fadiga muscular. Isso é muito importante para cavalos de alta performance e para a redução do cortisol plasmático, que durante períodos de estresse eleva a glicose no sangue.

Aliás, mesmo quando submetidos a situações de estresse, os cavalos bem suplementados com cromo orgânico apresentam melhor aproveitamento em peso corporal e na resposta imunológica, com conseqüente melhor desempenho metabólico durante longos períodos de exercícios.

Alessandra é do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária