Mercado

Criado fórum para discutir agronegócio

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou terça-feira, em Belo Horizonte, a Câmara Técnica de Ciências Agrárias, órgão ligado ao Conselho do Agronegócio (Consagro). A Câmara funcionará como um fórum permanente de discussões do agronegócio brasileiro e será formada por profissionais das ciências agrárias dos setores privado e público.

O secretário executivo do Mapa, Amauri Dimarzio, afirmou que a Câmara tem o papel de auxiliar o ministério na elaboração de políticas agrícolas para o Brasil. “Agora os profissionais poderão apresentar suas propostas para o desenvolvimento do agronegócio”, esclareceu o secretário do Mapa.

Dimarzio explicou que a primeira reunião será dia 30, em Brasília, em que serão apresentadas as normas que irão reger o órgão. “A partir daí, poderemos discutir temas relevantes para o setor, como por exemplo, a questão da liberação do cultivo do alimento transgênico no País.”

“Sempre dizemos que o agronegócio é a solução para o crescimento econômico do país, por isso, recriamos, em fevereiro, sete câmaras setoriais das cadeias produtivas como a da carne bovina, açúcar e álcool. Entretanto, sentimos a necessidade de congregar as tecnologias agrárias para que esse crescimento seja mais otimizado”, afirmou o secretário.

O Estado de Minas Gerais já havia implantando câmaras setoriais. Isso ocorreu em abril, quando a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento definiu que atividades seriam prioritárias. Para o estado, a bovinocultura de corte é uma das prioridades.

Banner Evento Mobile