Mercado

Criada primeira empresa de etanol Norueguesa

A Brasilpar, boutique de fusões e aquisições que atua no mercado há mais de 30 anos, estruturou o negócio que formou a Biofuel AS, primeira empresa de bioenergia e etanol da Noruega. Vinte e nove investidores do país, que é uma potência em petróleo e energia, se associaram ao Grupo Albertina, da empresária Viviane Carolo. A partir de agora, Viviane será a controladora da Biofuel, que tem como acionistas empresas de peso como a norueguesa Norse Energy. O objetivo é que a Biofuel abra capital na bolsa de Oslo em dois anos, a mais especializada em energia do mundo.

A nova empresa tem uma usina em operação e outra em implantação, que juntas deverão processar mais de 2 milhões de toneladas na próxima safra e cerca de 4 milhões em até dois anos. Além disto, novos investimentos em aquisições e greenfields estão sendo analisados. “O negócio é um sinal importante do interesse dos investidores estrangeiros no Brasil. A Biofuel AS já nasce como um grande grupo, com metas ousadas, mas perfeitamente atingíveis, graças ao bom momento do mercado”, afirma Marco Serra, sócio da Brasilpar.

Segundo Serra, os noruegueses já consideram o Brasil a Arábia Saudita do etanol e têm procurado oportunidades de investimento no setor. “A bolsa de Oslo é muito líquida e especializada em energia, sendo que o volume de negócios diários cresceu mais de 4 vezes nos últimos 5 anos. Sua capitalização de mercado é de mias de US$ 300 bilhões, sendo 60% de papéis na área de energia”, afirma.