Mercado

Créditos de carbono do Brasil para a Alemanha

O governo da Alemanha comprometeu-se com a compra de créditos de carbono do Brasil ao fim da visita da missão de três representantes do Ministério do Meio Ambiente e do banco de desenvolvimento KfW ao País, semana passada. O vice-ministro alemão do Meio Ambiente, Franzjosef Schafhausen, afirmou que, independente da assinatura do Protocolo de Kyoto, a União Européia adotará normas para diminuir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 2004, com cada país calculando o custo das emissões – de US$ 8 a US$ 12 por tonelada, no caso alemão. Além disso, o KfW pretende criar, até o final do ano que vem, um fundo para a aquisição de carbono para vender às empresas alemãs.

Segundo a consultora Laura Tetti, que acompanhou a missão, os alemães mostraram-se impressionados com o impacto positivo da cana sobre o meio ambiente, depois das visitas às usinas S. Martinho e S. Francisco e ao CTC.

A comitiva alemã também manteve encontros com membros da WWF, Greenpeace e Pastoral da Terra, além de representantes do governo, em Brasília, para tratar do acordo sobre crédito de carbono referente a 100 mil carros a álcool.