O presidente da Costa Rica, Óscar Arias Sánchez, estará no Brasil nesta quinta-feira (31) para conhecer as oportunidades de negócios com o Brasil, especialmente em relação biocombustíveis e tecnologia agroalimentar.
Na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a partir das 10h, o ministro do Comércio Exterior da Costa Rica, Marco Vinício Ruiz, fará uma palestra apresentando a Costa Rica como destino para investimentos e realização de negócios. Na oportunidade será apresentado um case que mostra o sucesso de uma empresa de capital brasileiro naquele país.
Atualmente, o álcool da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, corresponde a 25% das exportações de produtos brasileiros à Costa Rica. No ano passado, o país também importou do Brasil cerca de 300 toneladas de sementes de capim (cerca de US$ 1,5 milhão) para semear 75 mil hectares de terras.
No entanto, a Costa Rica quer ampliar suas vendas externas e espera chegar a US$ 18 bilhões em exportações para o Brasil, além de intensificar as relações comerciais. Por conta disso, o governo daquele país criou um plano para a expansão da indústria de alta tecnologia, com isenções fiscais para os investidores externos.