Mercado

Cosan tem faturamento trimestral acima de R1 bi pela 1a vez

A Cosan, maior grupo produtor de açúcar e álcool do Brasil, informou nesta quinta-feira que obteve lucro líquido de 123,8 milhões de reais no trimestre de agosto a outubro, ante prejuízo de 16,3 milhões de reais em igual período há um ano.

No trimestre anterior (maio a julho) a empresa havia registrado lucro líquido de 5,4 milhões de reais.

A receita líquida somou no trimestre 1,008 bilhão de reais, ante 502,9 milhões de reais registrada no período no ano anterior.

“Impulsionada por vendas recordes de açúcar e de álcool, além de preço médio 20 por cento superior ao mesmo período do ano anterior, a Cosan mais que dobrou suas receitas operacionais líquidas’, informou a empresa em comunicado.

“Foi o primeiro trimestre na história da empresa com faturamento líquido superior a 1 bilhão de reais’, acrescentou.

A Cosan comercializou no trimestre de agosto a outubro 959 mil toneladas de açúcar e 337,1 milhões de litros de álcool.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou 272,6 milhões de reais, ante 107,1 milhões de reais no ano passado.

O ano comercial da Cosan começa em 1o de maio e acaba em 30 de abril, acompanhando o ciclo da cana-de-açúcar do país.

A empresa informou que o resultado do trimestre foi incentivado pelo aproveitamento de um benefício fiscal de ICMS no valor de 41,9 milhões de reais, além de uma receita financeira extraordinária de 65,4 milhões de reais.

A Cosan, que abriu seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo em novembro de 2005, tem 17 unidades produtoras de açúcar e álcool, todas no Estado de São Paulo.

Antes mesmo de o resultado sair, as ações da Cosan subiram ao longo do dia na Bovespa e fecharam com expressiva alta de 8,18 por cento, a 40,08 reais.

Em relatório nesta quinta-feira, o banco UBS-Pactual atribuiu rating “Buy 2′ para a Cosan e colocou o preço-alvo da empresa em 48 reais.