O Grupo Cosan finaliza a aquisição da NovAmérica Agroenergia, braço sucroalcooleiro do Grupo NovAmérica, para se consolidar como maior conglomerado produtor de açúcar e álcool do planeta. Segundo fonte do setor sucroalcooleiro, a ratificação do acordo está prevista para ser oficializada até o final de fevereiro.
A operação também envolve um valor financeiro não revelado, além de uma participação de executivos da NovAmérica com cargos dentro do conselho administrativo da Cosan.
A Cosan já realizaria o processo de “due diligence” na NovAmérica que deve se estender por 60 dias, quando a operação será concretizada, ou não. Só essa avaliação pode inviabilizar, pela Cosan, a aquisição das quatro unidades sucroalcooleiras da NovAmérica, que, juntas, processam mais de 7 milhões de toneladas de cana por safra.
De acordo com o balanço do segundo trimestre de 2009, do período entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2008, divulgado em dezembro, a dívida total da NovAmérica é de R$ 723,13 milhões, R$ 373,05 milhões com vencimento no curto prazo.