A Cosan Ltd, baseada nas Bermudas, informou nesta quarta-feira (8) que irá comprar ações ordinárias da subsidiária brasileira Cosan SA, um dos maiores grupos de açúcar e etanol do Brasil, com base nos preços de mercado.
“Quaisquer compras, caso efetuadas, serão realizadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), considerando o atual preço de mercado, e a Cosan Limited vai decidir de tempos em tempos o número de ações que serão compradas”, informou a companhia em um comunicado.
A ações da Cosan SA caíam mais de 4 por cento nesta manhã, cotadas a cerca de 11 reais, o menor nível desde a oferta pública inicial na Bovespa, no final de 2005.
Nos próximos 180 dias, a Cosan Ltd pode comprar até 8 milhões de ações, o equivalente a 3 por cento do fundo de capital da Cosan SA, ou até 50 milhões de dólares, afirmou a companhia.
As compras não vão reduzir a quantidade de ações no mercado da Cosan SA abaixo da fatia mínima de 25 por cento, definida pelas regras do mercado local, acrescentou a Cosan.
O anúncio surgiu uma semana depois que o acionista majoritário da Cosan Ltd, Rubens Ometto Silveira Mello, concordou em investir 50 milhões de dólares para adquirir mais ações.
Em setembro, a Cosan SA aprovou um aumento de 880 milhões de reais nas ações da companhia para subscrição privada.
A empresa informou que as iniciativas tinham a intenção de fortalecer a estrutura de capital e suportar o crescimento e as aquisições futuras. Ela planeja construir novas usinas, expandir as plantações e investir na capacidade de co-geração de energia elétrica e logística no Brasil.