Mercado

Cosan inaugura pedra fundamental de usina em Goiás

O Grupo Cosan, maior processador de cana-de-açúcar do mundo, inaugurou ontem, dia 7 , a pedra fundamental da unidade de Jataí, em Goiás. A planta de Jataí faz parte um projeto de três usinas que serão construídas no Estado.

No total, serão investidos R$ 1,35 bilhão na construção das plantas, que juntas ampliarão em 25% a atual capacidade de moagem da companhia, que atualmente é de 44 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, saltando para 55 milhões de toneladas.

A usina de Jataí terá investimento de R$ 450 milhões e deverá ser concluída no segundo semestre de 2009. A nova planta terá capacidade de moagem de 4 milhões de toneladas de cana, com produção de cerca de 370 milhões de litros de de álcool por safra. A unidade também realizará a co-geração de energia elétrica proveniente do bagaço e da palha da cana, que irá produzir até 105 megawatts de energia.

Durante a construção da usina cerca de 1,5 mil empregos serão gerados, totalizando aproximadamente 4,5 mil empregos entre diretos e indiretos quando o projeto estiver concluído.

As mudas de cana já estão sendo plantadas pela companhia desde junho do ano passado, garantindo a matéria-prima para o funcionamento de suas novas usinas no Estado.

O escoamento da produção aproveitará os sistemas modais, utilizando hidrovia, rodovia e ferrovia. O álcool seguirá por hidrovia de São Simão (GO) até Anhembi (SP) ou Pederneiras (SP), onde será escoado pelos os sistemas ferroviário e rodoviários até Paulínia (SP).