A Cosan e a Rezende Barbosa – holding que controla o Grupo Nova América – acabam de criar a Rumo Logística, companhia especializada na logística de açúcar e grãos localizada no Porto de Santos, SP. Na prática, a Cosan adquiriu 49% do Teaçu Armazéns Gerais da Nova América, por R$ 119 milhões, e fundiu as operações do empreendimento com a Cosan Operadora Portuária, na criação da Rumo.
Com essa aquisição, a Cosan passou a ter 71,2% da nova companhia de logística e a Rezende Barbosa/Nova América, com os 51% de participação no Teaçu, responderá pelos 28,8% restantes.
‘‘Assim, a Rumo já nascerá com capacitação logística de maior exportador mundial de açúcar, com capacidade estática de armazenagem de 435.000 toneladas e capacidade anual de embarque de 8,5 milhões de toneladas de açúcar ou grãos, operando tanto granéis sólidos como açúcar ensacado’’, informou o comunicado divulgado pela Cosan e assinado por Paulo Diniz, diretor vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, e por Roberto Rezende Barbosa, presidente da Nova América.