Mercado

Cosan criará empresa com capacidade de ser maior exportadora global de açúcar

A Cosan (CSAN3) e a Rezende Barbosa assinaram nesta quinta-feira (10) um Memorando de Entendimentos para a criação da Rumo Logística, empresa especializada na logística de açúcar e grãos localizada no Porto de Santos.

As empresas também assinaram um compromisso de venda e compra de ações, pelo qual a Cosan adquirirá 49% da Teaçu Armazéns Gerais, terminal portuário de exportação de açúcar localizado em Santos e pertencente à Rezende Barbosa, pelo valor de R$ 119 milhões.

Segundo o documento de entendimentos, as empresas contribuirão com suas concessões e ativos portuários de exportação de açúcar para a criação da Rumo.

A Cosan contribuirá com sua participação total nos ativos da Cosan Operadora Portuária, mais os 49% da participação que adquirirá na Teaçu, enquanto a Rezende Barbosa contribuirá com os 51% remanescentes no terminal.

Maior exportador mundial de açúcar

O capital social da Rumo estará compartilhado entre as empresas, sendo 71,2% da Cosan e 28,8% da Rezende Barbosa.

Desta forma, a Rumo já nascerá com capacitação logística de maior exportador mundial de açúcar, com capacidade estática de armazenagem de 435 mil toneladas e capacidade anual de embarque de 8,5 milhões de toneladas de açúcar ou grãos, operando tanto granéis sólidos como açúcar ensacado.