Mercado

Coplana amplia recepção de embalagens

A Cooperativa de Plantadores de Cana da Zona de Guariba (Coplana), em Guariba (SP), comemorou ontem a ampliação de sua Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos da Coplana, fundada há 10 anos, com a presença de convidados ilustres, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A Coplana investiu R$ 200 mil na ampliação da capacidade de recepção de embalagens de agrotóxicos, dos atuais 20 toneladas mensais para 90 toneladas mensais.

Em seu discurso, Lula lembrou da lei, aprovada há dois anos, que dá destinação final às embalagens, por meio da reciclagem e incineração das embalagens. O presidente disse que o Brasil tinha de se orgulhar por ter cerca dos 50% de recipientes recolhidos para reciclagem, ao lado de países, como Alemanha. “Os Estados Unidos recolhem apenas 25%”, afirmou.

Segundo Lula, sua visita a Guariba foi um pedido pessoal do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O ministro tem uma fazenda em Guariba, a Santa Izabel, onde planta cana-de-açúcar.

Com faturamento de R$ 180 milhões, a Coplana é pioneira no país na recepção de embalagens de defensivos para reciclagem. Inaugurada há 40 anos, um dos fundadores da cooperativa foi Antonio Rodrigues, pai do ministro.

No ano passado, a Coplana recebeu cerca de 400 toneladas de embalagens vazias para reciclagem, de um total de 3.800 no país. A Coplana possui 1.411 associados, entre produtores de cana, soja, milho e amendoim.