Mercado

Copersucar quer expandir canaviais com variedades SP

A Copersucar quer expandir o número de variedades SP (desenvolvidas pela entidade) e a quantidade de área plantada na região noroeste do estado de São Paulo. O objetivo da entidade é aproveitar o bom momento por que passa a região, com uma perspectiva de crescimento do setor sucroalcooleiro nos próximos anos, para crescer na mesma proporção da expansão dos canaviais. As informações são do coordenador de tecnologia da Copersucar William Lee Burnquist.

Segundo Burnquist das variedades de cana plantadas nesta região o percentual de variedades com a sigla SP (usada pela Copersucar) é menor do que nas demais regiões do estado, onde a Copersucar mantém um bom percentual de participação no mercado. “Entendemos que o pouco interesse dessa região por nossas canas é devido à existência de uma Estação Experimental da UFSCar em Valparaíso, que atende todas as usinas da região, mas estamos agora mais atentos para essa região e vamos investir mais pesado por aqui”, disse Burnquist.

Para incentivar os produtores a escolherem variedades SP, a Copersucar realizou na última quarta-feira em Araçatuba sua reunião anual regional, onde apresentou o resultado de experimentos com as variedades SP realizadas no último ano. A reunião aconteceu durante a 5ª aula/palestra do Curso Agrícola promovido pela UFSCar/UDOP/STAB.

“A reunião visou incentivar os produtores locais a plantarem nossas variedades mais rentáveis, como a SP89-1115, SP91-1049, ou mesmo outras variedades propícias para solos fracos como os existentes em algumas áreas dessa região”, destacou o coordenador.

Além da região oeste de São Paulo a Copersucar já realizou a mesma reunião nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santos. Nos próximos dias a entidade realizará reuniões também em Bebedouro, Piracicaba, Alagoas e Pernambuco.