Revista MasterCana 2004 – Uma mudança no varejo brasileiro de açúcar começa a ser costurada no país. Sai a Copersucar (Cooperativa e Produtores de Cana de açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo), detentora da tradicional marca União, entra o grupo Nova América, que detém a marca Dolce.
O grupo Nova América informou, por meio de sua assessoria, que está negociando a compra da marca União. Em comunicado à imprensa, esclareceu que a companhia confirma que “vem mantendo tratativas com a Copersucar para aquisição da marca União”. De acordo com a empresa, as negociações ainda “estão em curso e nada há de concreto até o presente momento”. O presidente do grupo, Roberto de Resende Barbosa, confirmou as negociações, mas não pôde dar mais detalhes. Mantendo o seu perfil discreto, a Copersucar não quis comentar a negociação.
Se concretizadas as negociações, a gigante Copersucar – a maior cooperativa de açúcar do mundo – sai dos negócios de açúcar no varejo para se concentrar nas vendas de açúcar e álcool nos mercados interno e externo. Segundo fontes do setor, as negociações envolvendo a marca União estão avaliadas em US$ 100 milhões.
Para o grupo Nova América, nasce um novo desafio: seguir líder no varejo em
açúcar refinado e cristal, onde a companhia já atua, mas com participação menor que a da marca União.
Com faturamento previsto de R$ 800 milhões para 2004, o grupo Nova América já tem forte tradição em açúcar e álcool. Diversificada, a companhia também atua na logística portuária do setor sucroalcooleiro, com o Teaçu (Terminal de Açúcar). No mercado interno, a empresa também se destaca nos negócios de suco de laranja.
“Se o negócio for fechado, vai mudar o mercado de açúcar no varejo”, acredita Júlio Maria Martins Borges, diretor da Job Economia e Planejamento. “O grupo Nova América passa a ser líder deste setor”, afirma.
Refinado e cristal movimentam R$ 2,28 bilhões por ano no Brasil – Hoje, a participação da União no mercado de açúcar refinado está estimado em média em 40% no Sul e Sudeste do país, segundo especialistas do setor.
As cinco principais marcas concorrentes disputam cada ponto percentual do mercado de açúcar com unhas e dentes. A vice-líder no varejo é a marca Da Barra, do grupo Cosan, com participação média de 12%. O açúcar Caravelas, da Usina Colombo, aparece com 11%. O grupo Nova América, com a marca Dolce, tem 9%. A Açúcar Guarani (do grupo Tereos), tem 6% e Diana (do grupo paranaense Alto Alegre) fica com 8%, segundo estimativas do mercado. O mercado de açúcar no varejo brasileiro é muito disputado, com várias marcas de refinado e cristal nas pratelerias dos supermercados. No ano passado, esse setor movimentou R$ 2,28 bilhões, o que representa um incremento de 41,6% sobre 2002. Em volume negociado, as usinas venderam 1,99 milhão de toneladas, recuo de 2% sobre o ano anterior, de acordo com dados da consultoria ACNielsen.
Cinco marcas na disputa – Território do mercado de açúcar defendido hoje pelas 5 principais marcas brasileiras:
União- Copersucar – 40%
Da Barra – Cosan – 12%
Caravelas – Colombo – 11%
Dolce – Nova América – 9%
Diana – Alto Alegre, PR – 8%
Guarani – Tereos – 6%
Outras marcas – 14% (Fonte: Revista MasterCana 2004)