Mercado

Copersucar e Geo anunciam parceria para desenvolver tecnologia no Brasil para produção de SAF a partir de biogás

Gigantes do setor de energia renovável unem forças para desenvolver combustível de aviação sustentável no Brasil

Copersucar e Geo anunciam parceria para desenvolver tecnologia no Brasil para produção de SAF a partir de biogás

A Copersucar e a Geo bio gas&carbon anunciaram na última quinta-feira (27), a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) para colaborar no desenvolvimento de tecnologia voltada à produção de combustível de aviação sustentável (SAF) a partir de biogás. Essa iniciativa marca um passo significativo para descarbonizar as operações da aviação comercial.

O acordo combina a expertise da Copersucar, uma das principais empresas do setor de açúcar e etanol, com a tecnologia avançada da Geo em produção de biogás e biometano. O objetivo é viabilizar a produção em larga escala de SAF no Brasil nos próximos anos, conforme comunicado conjunto das empresas.

A parceria inclui a construção de uma planta piloto de demonstração comercial, prevista para iniciar operações em 2025. Utilizando a rota gás-para-líquido (GTL) e a tecnologia de Fischer-Tropsch, o projeto transformará biogás em hidrocarbonetos líquidos verdes, fundamentais para a redução da pegada de carbono e ampliação do uso da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.

Tomás Manzano, presidente da Copersucar, destacou que a parceria representa uma nova oportunidade de crescimento alinhada à estratégia da empresa para liderar a transição energética. Alessandro Gardemann, CEO da Geo, enfatizou a importância das rotas de produção de biogás a partir de resíduos orgânicos para posicionar o Brasil como produtor e exportador de combustíveis avançados.

Com o compromisso de iniciar operações em escala industrial, a iniciativa visa não apenas atender à demanda crescente por SAF, mas também reforçar o papel do Brasil como líder global em energia renovável e sustentável.