Mercado

Copersucar deve investir R$ 1 bilhão em logística nos próximos cinco anos

Para sustentar o crescimento, a Copersucar deve investir, nos próximos cinco anos, cerca de R$ 1 bilhão em logística, principalmente no transporte ferroviário, no Terminal Açucareiro Copersucar no porto de Santos e na empresa Uniduto, que construirá uma malha de dutos de cerca de 600 quilômetros para transportar etanol das unidades produtoras para os centros de consumo e exportação.

Segundo a empresa, ela trabalha com um modelo de negócio único, integrando todos os elos da cadeia da produção, comercialização e logística de açúcar e etanol do planejamento das operações à entrega dos produtos diretamente aos clientes finais no Brasil e no Exterior.

A estratégia de crescimento da Copersucar se baseia na consolidação da oferta e no desenvolvimento de mercados. A consolidação da oferta é proporcionada pela expansão da produção das usinas associadas, atração de novos produtores e aumento do negócio de originação, que é a comercialização de açúcar e etanol comprados de usinas independentes.

A empresa alia a eficiência na produção das usinas, por meio da gestão dos produtores, aos ganhos de escala na logística, comercialização e gestão de riscos de mercado. Entre outros benefícios, oferece aos produtores acionistas garantia de comercialização integral e de longo prazo de toda a produção, menor risco de performance e inadimplência e, principalmente, capacidade para aumentar os investimentos em parcerias e projetos com vistas ao crescimento da empresa.

As usinas são acionistas da Produpar Participações S.A., holding que controla a Copersucar S.A. Para aumentar os destinos e ganhar relevância no mercado internacional de etanol, a Copersucar constituiu a Copersucar Europe B.V., que mantém um escritório em Roterdã, na Holanda, e estabeleceu parcerias com representantes exclusivos nos Estados Unidos.