Mercado

Coopcana planta 200 mil mudas de árvores por safra

A Coopcana Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana, de Paraíso do Norte (PR) vem desenvolvendo há dois anos o Projeto Reflorestando, que promove o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas primárias e secundárias.

Segundo o engenheiro agrônomo, Wellington Cesar Adão, da área de Desenvolvimento, em 2003/2004 serão produzidas e plantadas mais 200 mil mudas. “A idéia do Corpo Diretor da Cooperativa é renovar todos os anos, já que os resultados e sucesso do projeto foram satisfatórios”.

Segundo o presidente da Cooperativa, Elias Fernando Vizzotto, a Coopcana tomou frente de um trabalho pioneiro de reflorestamento das áreas de reserva legal como de preservação permanente em parceria com o IAP, a EMATER e a Prefeitura Municipal de Paraíso do Norte.

A Coopcana oferece todo apoio operacional necessário ao desenvolvimento do projeto quanto a aquisição de material de consumo ou equipamentos, recursos de terceiros para o plantio destas mudas, em dias chuvosos.

A empresa se comprometeu em fazer a distribuição espacial de mudas nativas, no reflorestamento, dando ênfase as áreas com cana; recomendar os reflorestamentos por microbacias e operações periféricas, visando a retenção das águas das chuvas, fazendo-as infiltrarem-se consideravelmente; sugerir a criação de florestas econômicas para fins de floresta ecológica, inclusive preservando nascentes e mananciais; evitar e controlar processos de erosão e os efeitos das secas e das enchentes; e amenizar o processo de assoreamento dos rios, lagos açúdes e barragens.

O engenheiro agrônomo, Wellington Adão, diz que o transporte destas mudas, do viveiro até o local definitivo de plantio, é realizado pelo caminhão prancha da Coopcana, utilizando-se como mão-de-obra os funcionários da empresa.

“O plantio definitivo a campo destas mudas, será realizado pelos cortadores de cana nos dias de chuva, fazendo assim o aproveitamento da mão-de-obra ociosa nestes dias”, finaliza.