Mercado

Consumo de etanol cai 9% em novembro

As saídas de etanol das usinas do centro-sul para o mercado interno brasileiro somaram 1,876 bilhões de litros no mês de novembro, um volume 9% menor que o registrado em outubro, quando 2,062 bilhões de litros deixaram as usinas da região para as distribuidoras. As informações são da União da Indústria da cana-de-açúcar (Unica).

Deste total, 1,39 bilhão de litros foram de etanol hidratado. Em relação aos 1,55 bilhão de litros vendidos em outubro, as saídas de hidratado de novembro representaram um recuo de 10,32%. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas de hidratado avançaram 14,3%.

Segundo Antonio Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica, os dados mostram que as vendas de hidratado já estão recuando em relação aos meses anteriores por conta dos preços no combustível renovável nas bombas de combustível estarem perdendo a competitividade em relação a gasolina. No final de novembro, apenas sete estados estavam com o etanol competitivo ante 21 no início de outubro.

Rodrigues acredita que mais que o fator preço, muitos consumidores que iniciaram sua vida de motoristas utilizando o etanol não migraram para a gasolina, apesar do preço maior. “Esta migração está ocorrendo de forma mais lenta que esperávamos”.

Já as exportações de etanol atingiram seu menor nível deste ano em novembro, com vendas de 198.960 milhões de litros, 22,7% menor que o registrado em igual período de 2008, quando exportou-se 257,4 milhões de litros.