Mercado

Consumo de energia sobe 0,6% em 13 dias de setembro

Consumo de energia sobe 0,6% em 13 dias de setembro

O consumo de energia elétrica no País cresceu 0,6% entre os dias 1º e 13, na comparação com mesmo período de 2015. As informações constam de avaliação preliminar de medição da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Conforme a Câmara, também houve aumento de 0,7% na geração de energia elétrica nos primeiros 13 dias de setembro, ante mesmo período do ano passado.

Segundo a avaliação, há indicação de entrega de 59.771 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em setembro. Houve aumento de 86,3% na produção das usinas eólicas, enquanto a geração térmica caiu 21,8% no período.

As usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registraram incremento de 4,2% na produção de energia com representatividade de 68,5% da fonte sobre toda energia produzida no país. O índice é 2,3 pontos percentuais superior ao registrado em setembro de 2015.

Cativo 

O consumo de energia no SIN, por sua vez, alcançou 57.765 MW médios com queda de 2,8% no mercado cativo (ACR), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e aumento de 11,4% no Ambiente de Contratação Livre (ACL), no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.

A grande onda de migração de empresas para o mercado livre impactou no aumento de 8% no consumo de energia entre os consumidores livres e de 62,6% entre os consumidores especiais, mas sem a contabilização destas novas unidades consumidoras, há um crescimento de 1,7% no consumo entre os livres e redução de 2,5% entre os especiais.