O consumo dos principais combustíveis no Brasil está em queda, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) relativos ao acumulado nos meses de janeiro a abril de 2005 comparados ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da agência, as vendas de gasolina no período caíram 1,5%, as de álcool caíram 6,7%, e as de óleo diesel caíram 2,6%. Já o óleo combustível despencou 6,7%, ainda segundo a ANP.
Essa queda não foi tão notada pelas oito empresas que integram o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), que representa empresas que têm 75% do mercado. Os dados do Sindicom mostram aumento de 0,9% nas vendas de gasolina, de 8,8% em álcool e de 0,9% no óleo diesel. A exceção é o óleo combustível, com queda de 10,4%.
O diretor-executivo do Sindicom, Alísio Mendes Vaz, avalia que no óleo combustível, esse insumo pode estar sendo deslocado do mercado pelo gás natural. Quanto aos demais líquidos, a resposta pode estar no aumento da fiscalização. ” Na medida que o mercado foi saneado, com menos sonegação e fiscalização, as empresas do Sindicom, aparentemente, tendem a vender mais ” , avalia Vaz.