Mercado

Consultor de grandes grupos multinacionais ministra curso em Araçatuba

Gestores de usinas da região aprenderão técnicas gerenciais modernas

Está hoje em Araçatuba, ministrando o curso “Técnicas e Habilidades Gerenciais para o Aumento da Produtividade e a Redução dos Custos Operacionais”, o consultor Darley Miranda, diretor do Instituto Holloz Consultores Associados, do Rio de Janeiro. Ele veio a convite da UDOP, com o objetivo de apresentar o que existe de mais moderno em termos de gerenciamento de pessoas, para um grupo de cerca de 50 gestores de todos os níveis e áreas das usinas e destilarias da região.

Desde 1989 atuando em educação executiva, Darley Miranda atualmente presta serviços para grandes grupos nacionais e multinacionais, tais como Caixa Econômica Federal, Grupo Estado, Santander, Merial, Bayer, Ericsson e Syngenta. Mas, começou sua carreira de consultor independente em Lins, trabalhando na região para a Construtora Noroeste, Brasil 2000 e Calçados Klin, seus três primeiros clientes. Depois vieram a Destilaria Pioneiros, Arakaki, Alcoazul, Santa Adelaide, Barra e outras tantas, e durante vários anos ele atuou fortemente no setor sucroalcooleiro, em todo o Brasil. Em 1997 recebeu convite da American Management Association, a maior agência de treinamento gerencial do mundo, para integrar seu quadro de consultores e atuar no escritório brasileiro, recentemente inaugurado em São Paulo. De lá para cá, o perfil de seus clientes mudou bastante, passando a ser formado por grandes grupos empresariais, governos e entidades patronais, para os quais presta serviços de planejamento estratégico, desenvolvimento gerencial, coaching e formação de equipes.

Por conhecer bem o setor e suas peculiariedades, o consultor se comprometeu a apresentar somente aquelas técnicas que são aplicáveis em usinas e destilarias e da maneira mais prática possível, evitando teorizações desnecessárias e focando os resultados relevantes para o negócio. Para Darley Miranda, “o exercício da liderança, apoiado em técnicas de gerenciamento de pessoas, é o real fator de diferenciação em termos de resultados sustentáveis”. E, completa “por ser o recurso mais difícil de ser gerenciado, as pessoas quando são adequadamente administradas, produzem resultados que superam as expectativas mais otimistas”. Segundo ele, a ciência está sendo amplamente aplicada na produção do açucar e do álcool, afinal, a cana é a cultura mais tecnificada do mundo e as unidades produtoras já usam componentes de alta tecnologia em suas instalações industriais. Mas, para Miranda em termos de aplicação dos conhecimentos produzidos pelas ciências do comportamento para obter o melhor rendimento possível das pessoas, estamos muito longe do ideal.

O curso, de apenas um dia, deixará ferramentas bem práticas para os participantes, algumas que poderão ser implementadas já no dia seguinte. Com essa iniciativa, a UDOP traz mais uma vez para Araçatuba o que existe de melhor em termos de conhecimento no nosso país, sempre no sentido de contribuir para melhorar o ambiente de negócios e gerar desenvolvimento para a região. O curso está acontecendo hoje, na Churrascaria Terra do Boi, no período das 9 as 17h, e as vagas estão todas preenchidas.

Banner Evento Mobile