Mercado

Conselho da Cosan aprova cisão parcial e incorporação de parcela pela Cosan Logística

Conselho da Cosan aprova cisão parcial e incorporação de parcela pela Cosan Logística

Os Conselhos de Administração das empresas Cosan e Cosan Logística aprovaram os termos e condições da proposta de cisão parcial da Cosan e incorporação da parcela desmembrada pela Cosan Logística, conforme fato relevante divulgado ao mercado na noite de terça-feira.

A operação será submetida ao aval dos acionistas das duas empresas em assembleia geral extraordinária marcada, nos dois casos, para 1o de outubro.

A parcela cindida da Cosan a ser incorporada pela Cosan Logística é constituída exclusivamente por 100 por cento das ações de emissão da Cosan Logística, que serão canceladas no âmbito da operação.

Em seguida, serão emitidas 405.341.814 novas ações ordinárias da Cosan Logística e atribuídas aos acionistas da Cosan, de maneira que, imediatamente após a implementação da cisão parcial, a Cosan e Cosan Logística terão os mesmos acionistas, com a mesma quantidade de ações em cada uma das companhias, afirmaram as empresas.

A reorganização tem o objetivo de separar as atividades de logística da Cosan das de energia, o que deverá, segundo a Cosan, dar aos acionistas e investidores melhor avaliação do segmento de logística, “viabilizando a alocação de recursos de acordo com seus interesses e estratégia de investimento”.

Em laudo divulgado ao mercado mais cedo na terça-feira, a Cosan havia informado o valor de 1,059 bilhão de reais para a parcela cindida da companhia a ser incoporada pela Cosan Logística, com a consequente redução do capital social da Cosan para 3,63 bilhões de reais.

Em fevereiro, a Cosan anunciou a criação da Cosan Logística, em investida que seguiu divulgação de proposta de incorporação da América Latina Logística (ALL) pela Rumo, empresa de logística da Cosan.

(Fonte: Reuters)