Mercado

Congresso discute biocombustíveis na Holanda

O mercado brasileiro de etanol e o programa nacional de biocombustíveis serão temas abordados na 6ª edição do fórum europeu Motor BioFuels, que começa nesta quarta-feira (09), na Holanda. O evento, que discutirá as novidades da indústria mundial do setor, acontece no centro de convenções De Doelen, em Roterdã, segunda maior cidade holandesa, localizada a 65 quilômetros da capital Amsterdã.

O fórum vai até quinta-feira, 10 de janeiro, e contará com a participação de aproximadamente 300 representantes das indústrias de biocombustíveis e transportes, além de pesquisadores e autoridades governamentais da União Européia.

As palestras serão ministradas por 70 especialistas de 20 países. A política e as estratégias européias para o setor biocombustíveis serão os principais temas da abertura do evento, que também abordará assuntos como a sustentabilidade do segmento na UE e no mundo.

O programa brasileiro de biocombustíveis, principalmente o biodiesel, será comentado hoje pelo pesquisador Renato de Penteado Neto, do Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). Localizado no Paraná, o Lactec é um centro de tecnologia, sem fins lucrativos, que desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de energia e meio-ambiente.

Na quinta-feira, os palestrantes falarão sobre produção e comercialização global de etanol e biodiesel, geração e refino de biocombustíveis, além das tecnologias utilizadas em veículos automotores. A palestra sobre as potencialidades do mercado brasileiro de etanol será apresentada pelo vice-presidente da Abag (Associação Brasileira de Agronegócios), Luiz Carlos Correa Carvalho

Nascido em Piracicaba, SP, Luiz Carlos é um dos nomes mais importantes da agroenergia do País. Tem dedicado o seu trabalho às causas do etanol como energia renovável, à estruturação do conceito de agroenergia, assim como ao desenvolvimento de políticas públicas setoriais e ao aumento da visibilidade externa para o etanol brasileiro.

Na oportunidade os participantes vão conhecer o funcionamento dos biocombustívies em veículos automotores, numa exposição ao ar livre. Paralelamente ao evento, será realizado o IEA Bioenergy, que vai abordar pesquisas e produção de biocombustíveis líquidos de 1ª e 2ª gerações, a partir de biomassa. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do evento www.biofuels2008.eu.

Banner Evento Mobile