O diretor presidente da trading ED&F Man, Carlos Guimarães, confirmou ontem a construção de um terminal açucareiro com investimento de US$ 50 milhões no Porto de Suape. O anúncio foi feito ontem, durante o Fórum Nordeste 2008. O terminal será construído em parceria com a empresa belga Manuport e o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE). A ED&F Man também encaminhou, ao Governo do Estado, um pedido formal para operar o embarque no Cais 6, em fase de estudo de viabilidade econômica. O custo do Cais 6 ainda não foi divulgado mas, para fins de comparação, o Cais 5, que teve sua construção iniciada há cerca de um mês, está orçado em R$ 107,9 milhões.
De acordo com Guimarães, a empresa e o governo negociam a parceria para construção do cais, que pode contar com recursos da empresa. “Será uma parceria ainda em negociação”, afirmou Guimarães. A constituição societária da empresa ainda está em negociação, de acordo com o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha. “Na empresa, a ED&F Man será majoritária”, completou.
O diretor-presidente da ED&F Man estima que a construção do terminal pode ser iniciada dentro de 120 dias. O prazo estimado para conclusão é de 18 meses. O terminal terá capacidade para operar 500 mil toneladas por ano de açúcar refinado. Durante a construção, devem ser gerados de 400 a 500 empregos e, para operação do terminal, a estimativa da trading é de contratar 60 funcionários. Além de operar açúcar de Pernambuco, o terminal deve atrair também cargas de Alagoas. “Nesse caso, o fator multiplicador do empreendimento é importante. A tecnologia e a estabilidade do transporte vão transformar o terminal em âncora para a produção de açúcar no Nordeste”, enfatizou Guimarães