Mercado

Crise abala confiança dos fornecedores do setor sucroenergético

Crise abala confiança dos fornecedores do setor sucroenergético

Wellington Bernardes, Da Redação.

Foi divulgado ontem o ICFSS – Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético, que mensura a confiança do fornecedores da cadeia produtiva canavieira. O índice apresentou valor de 0,41, apontando um declínio no gráfico, acentuado pelo desconforto setorial e pelos desarranjos macroeconômicos de 2014.

Os pesquisadores do AgroFEA – Programa de Pesquisas em Agronegócios da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, confirmam o momento atípico da agroindústria canavieira. “Ao analisarmos o ciclo pelo qual o setor passou ao longo do ano passado podemos notar que os valores do ICFSS se mantinham praticamente estáveis nos últimos três anos. Porém no momento inicial do ano de 2014 podemos notar a quebra dessa estabilidade, permanecendo essa quebra até no atual mês de Maio”, afirmam.

Para apresentar valor positivo, é necessário que o ICFSS apresente valor maior ou igual a 0,50. A primeira apuração de 2014, em fevereiro, já apontava declínio, quando o valor estava em 0,47. A pesquisa foi realizada com  92 empresários ou gestores das indústrias de base da cadeia de açúcar e álcool, e apresenta baixo valor quando comparada à confiança do empresariado geral, apurado pela CNI – Confederação Nacional da indústria, o ICEI – Índice de Confiança do Empresário
Industrial , que obteve valor de 0,48 em maio de 2014.

Os pesquisadores afirmam que a atual conjuntura do setor sucroenergético contribui para isso. “Segundo as empresas que colaboraram com a pesquisa, a situação econômica atual no país é extremamente preocupante, devido ao fato do governo ainda estar direcionando seus esforços para os eventos da Copa do Mundo de futebol e para as eleições desse ano. Algumas Usinas
encontram-se estagnadas devido a essa crise no setor, gerando um aumento no índice do desemprego nessa área. Portanto a expectativa para a economia nos próximos seis meses gera muitas incertezas de acordo com a situação política”, concluem.

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético  realizado trimestralmente pelo AgroFEA, em Ribeirão Preto, SP,  com o intuito de acompanhar a evolução da expectativa do setor.  Segundo os coordenadores, o objetivo é identificar a opinião dos gestores do setor, para contribuir na compreensão de desempenhos e prever possíveis evoluções. O índice é capaz de identificar os reflexos de mudanças macroeconômicas, setoriais e interespecíficas, como mudanças nas próprias empresas que tais gestores atuam.

Para baixar o ICFSS da rodada de maio de 2014 e ler o documento na íntegra, clique aqui.