Mercado

Conferência discute futuro dos mercados de açúcar e etanol

A F.O.Licht e a IBC promovem, de 23 a 26 de março, em São Paulo, SP, o Sugar and Ethanol Brazil 2009, evento que vai discutir as perspectivas para os mercados globais de açúcar e etanol em um cenário de incertezas alimentadas pela crise financeira internacional.

No ano passado, mais de 400 executivos de 25 países acompanharam os debates deste tradicional encontro do setor sucroalcooleiro. De acordo com os organizadores, apesar da crise espera-se uma participação semelhante nesta edição.

As palestras de abertura da conferência, a cargo do diretor geral da F.O.Licht, Christoph Berg, e do sênior commodity analyst, Stefan Uhlenbrock, devem apresentar as análises e perspectivas da consultoria alemã para os mercados mundiais de açúcar e etanol. Em seguida, o diretor do departamento de combustíveis renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo de Gusmão Dornelles, fala sobre a agenda do governo brasileiro para o etanol.

Outros renomados palestrantes confirmados para o evento são o prof. Dr. José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, o gerente de pesquisa e desenvolvimento do CTC, Jaime Finguerut, o CEO da Unica, Marcos Sawaya Jank, o diretor da Canaplan, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o economista da Organização Internacional do Açúcar, Leonardo Bichara Rocha e o especialista em energia do BID, Arnaldo Vieira de Carvalho.

Em todo o mundo, a safra nacional é acompanhada de perto pelos analistas, explica a gerente da conferência, Maria Zoraide Stark. “A safra 2008/09 foi alcooleira, com aproximadamente 60% de etanol e 40% de açúcar, o que não deve se repetir no próximo ano”, prevê Maria Zoraide.

“Para o etanol apenas o mercado interno brasileiro continuará atraente, por ser a única frota de veículos flex significativa no mundo. Já para o açúcar, houve uma redução de 7% na produção mundial, e estima-se aumento da demanda global, criando condições mais favoráveis para os preços desta commodity” explica Maria Zoraide.

A agenda do encontro retrata o peso do Brasil no cenário global de açúcar e etanol, explicam os organizadores. Dos 33 palestrantes convidados, 19 são brasileiros. A iniciativa do “Sugar and Ethanol Brazil 2009” é da F.O.Licht e da IBC, empresas do Informa Group, com o patrocínio da Dedini, PrajJaraguá, CME Group e Novozymes.

Os detalhes do encontro podem ser obtidos no site www.informagroup.com.br/ethanol ou solicitados à Central de Atendimento da IBC, pelo telefone (11) 3017-6808 ou [email protected].

Banner Evento Mobile