Mercado

ConCana 2008 - Prefeitura de Uberaba adere ao bicombustível

A frota oficial da prefeitura de Uberaba, MG, será totalmente substituída por veículos flexfuel. O Projeto de Lei que trata do assunto foi assinado ontem à noite pelo prefeito do município, Anderson Adalto, na abertura do II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana – Concana 2008.

O evento, que vai até quinta-feira (03), no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), reúne autoridades, pesquisadores, estudantes e profissionais de todo Brasil para discutir novas tecnologias, tendências de mercado, políticas públicas, legislação ambiental e demais assuntos ligados ao setor sucroalcooleiro.

A relevância do evento fez com que deputados estaduais que integram a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais transferissem para Uberaba a Audiência Pública que discutiu ontem os impactos e as oportunidades geradas com a expansão do setor sucroalcooleiro.

No discurso de abertura do ConCana, o presidente do Sindicado da Indústria de Fabricação do Álcool de Minas Gerais, Luís Custódio Cotta Martins, pediu a autoridades municipais, estaduais e federais que aprovem leis para obrigar o uso do álcool nos veículos oficiais.

O apelo foi ouvido pela prefeitura de Uberaba, que elaborou um Projeto de Lei determinando a substituição gradual da frota oficial do município por veículos flexfuel. Se a lei for aprovada, o uso do álcool como combustível, na frota oficial, será obrigatório.

Cana em MG

Na oportunidade, Custódio lembrou que as metas estipuladas pelo governo de Minas Gerais indicam que a produção de cana-de-açúcar deverá chegar a 60 milhões de toneladas até 2010, com a geração de 50 mil empregos e investimentos de aproximadamente US$ 6 bilhões.

O sindicalista afirma que o estado tem conseguido atrair novos investimentos do setor sucroalcooleiro e citou a inauguração da Usina Uberaba, prevista para o dia 20 de abril, como um marco das primeiras conquistas.

A nova unidade deverá moer 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na fase inicial, totalmente mecanizada. Já na segunda etapa, em plena produção, a usina deverá processar 4 milhões de toneladas.

Com investimento inicial de aproximadamente R$ 154 milhões, a unidade deverá gerar 4,75 mil empregos diretos e indiretos. O treinamento e capacitação de funcionários priorizaram os moradores da região de Uberaba.

O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba possuem 26 unidades instaladas, das 31 usinas de Minas Gerais. Outras 17 fábricas estão em construção no estado, que também possui 14 produtoras de biodiesel.

ConCana

Uma das novidades deste ano é a apresentação de trabalhos técnico-científicos sobre o setor, elaborados por pesquisadores de todo o País. De acordo com um dos organizadores do ConCana, Fábio Melo Borges, os Happy Hours diários podem ser “uma boa oportunidade para geração negócios e ou parcerias”.

Realizado pela Fazu/Fundagri, Uniube e Canacampo, o congresso tem o apoio institucional da Prefeitura de Uberaba, ABCZ e de mais 58 empresas públicas e privadas, além de 36 expositores e cinco grandes empresas que participam da I Feira de Equipamentos e Máquinas Agrícolas do ConCana.

Ao todo são 102 empresas envolvidas. Os organizadores esperam receber cerca de 1,5 mil pessoas, todos os dias.