Mercado

Conab divulga estudo sobre uso bagaço de cana-de-açúcar pela indústria na Agrishow

O aproveitamento do bagaço na geração de energia elétrica é uma das abordagens do estudo inédito que será apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o anúncio da divulgação do primeiro levantamento da safra de cana-de-açúcar na Agrishow, em Ribeirão Preto , no próximo dia 29. Esse resíduo sólido da cana-de-açúcar, representa um volume aproximado de 280 quilos por tonelada do produto processado.

Segundo a pesquisa, o país produz hoje 3,5 mil megawatts de energia com a queima do bagaço. Se as indústrias brasileiras dispusessem de equipamentos modernos, cerca de 500 milhões de toneladas de cana-de-açúcar transformadas em bagaço na safra atual, poderiam gerar até 15 mil megawatts de energia.

“O Brasil tem o privilégio ainda pouco explorado num assunto de alta relevância e sensibilidade. A capacidade empresarial do setor sucroalcooleiro e o apoio do governo abrem um futuro imenso para a utilização do bagaço de cana como fonte de energia limpa e renovável”, afirmou o presidente da estatal, WagnerRossi.