O Grupo Carlos Lyra está usando computador de bordo desde 1999 e que alcançados sucessos na redução de custos com manutenção, diminuição de acidentes e gastos com combustíveis.
De acordo com o gerente de informática do grupo, Fernando Cavalcante, o computador de bordo é uma espécie de “caixa preta”, que lembra a dos aviões, e que pode ser instalada em qualquer tipo de máquina ou veículo agrícola. O computador registra informações de diversos sensores e informações introduzidas pelo motorista do veículo. “O computador de bordo aciona alarmes aos motoristas quando ocorrem possíveis irregularidades”, informa Fernando Cavalcante.
É necessário acompanhamento constante das informações que o computador envia dos veículos embarcados. Os dados colhidos são os seguintes: motivos de paradas, certificado de entrada de cana e velocidade, veículo parado sem estar desligado. Opcionalmente a leitura dos registros pode ser realizada via rádio freqüência através de um rádio interno aos computadores de bordo. Com utilização do computador de bordo, houve economia de R$ 127 mil, em 2002/2003, afirma Cavalcante.