Mercado

Computador de bordo e monitor de plantadeira agilizam operações no campo

Para aumentar a produtividade no campo e auxiliar a obtenção informações essenciais para um melhor gerenciamento das atividades agrícolas, a Auteq Computadores e Sistemas disponibiliza a produtores de todo o Brasil computadores de bordo e monitores de plantadeira.

O CBA 510 é o computador de bordo destinado ao controle de frota. Funciona como uma “caixa preta” que registra continuamente informações de diversos sensores instalados no veículo. São essas informações que permitem o controle preciso da operação da frota e da performance de seus motoristas.

Os computadores de bordo possibilitam uma economia de combustível de até 21%, economia na manutenção dos veículos de até 30%, aumento da vida útil dos veículos, aumento da produtividade e conseqüente redução da frota, redução de multas e acidentes, redução de custos por otimização logística, além da automatização de entrada de dados administrativos.

Funciona da seguinte maneira: quando o veículo retorna à garagem da empresa, as informações registradas pelo computador de bordo são transferidas a um PC para integrar um banco de dados que armazena informações de todos os veículos da frota, segundo a segundo, 365 dias por ano. Esses dados são então analisados e, a partir das informações geradas, a empresa tem como implementar programas (treinamento, incentivos, remuneração variável, etc.) para modificar a forma em que os motoristas utilizam os veículos, obtendo assim as reduções de custos almejadas

Aos motoristas, o computador de bordo avisa quando ocorrem excessos sobre os parâmetros preestabelecidos pela empresa, como velocidade, rotação do motor, banguelas, aquecimento do motor, entre outras.

Já o monitor de plantadeira MPA 1200 é composto por um módulo autônomo, dedicado, para a monitoração de plantio de grãos fácil de configurar, programar e operar e um sensor por linha, além do cabeamento necessário.

Com o monitor de plantadeira é possível, por exemplo, controlar o espaçamento entre as sementes (em cm), as sementes por metro, a população de sementes por alqueire, velocidade de plantio (Km/h), área trabalhada, área trabalhada por hora, entre outras.

O monitor de plantadeiras da Auteq também informa ao usuário as configurações do equipamento e a população de sementes planejada, apresenta, por meio do display, diversas informações como teste de sensores instalados, status de cada linha da plantadeira, status de todas as linhas em uma única tela (gráfico de barras), área trabalhada, população de sementes realizada, velocidade de deslocamento e rendimentos diversos.

Outras funções são a emissão de alarmes sonoros e visuais quando forem excedidos os parâmetros preestabelecidos pelo cliente (populações muito altas ou muito baixas nas linhas), evitando assim qualquer falha no plantio.

O sistema é adaptável a qualquer tipo de plantadeira, é de alta confiabilidade e, sendo de fabricação nacional, é de muito baixo custo.

No setor desde 1992, a Auteq Computadores e Sistemas dispõe de tecnologia própria, desde a concepção inicial até o produto final, o que lhe confere grande flexibilidade para atender necessidades específicas do cliente. Outras informações podem ser adquiridas no site da empresa, no www.auteq.com.br ou pelo telefone (11) 3815-1888.