Mercado

Complexo sucroalcooleiro assume segundo lugar no ranking de exportações

O açúcar foi o grande destaque de 2010 e colaborou para as exportações recordes no setor agropecuário. Pela sua importância, o complexo sucroalcooleiro tornou-se o segundo no ranking exportador, que foi responsável por 18% das exportações do agronegócio, ocupando o lugar das carnes, que atualmente respondem por 17,8% das vendas externas. O primeiro lugar ficou com a soja (22%). Seguindo a tendência dos meses anteriores, o complexo sucroalcooleiro liderou as vendas externas do agronegócio também no mês de dezembro, com total de US$ 1,2 bilhão e aumento de 17,4%, em relação ao mesmo período de 2009.

O açúcar apresentou uma forte expansão de 52% das receitas de exportação no ano. No mês de dezembro último, as exportações de açúcar foram menores em quantidade (-11,8%), caindo de 2,2 milhões de toneladas para 1,9 milhão de toneladas). Porém os preços foram 25% superiores aos registrados em dezembro de 2009, o que resultou em aumento de 10,3% no valor exportado.

As receitas de exportações de etanol foram o dobro das registradas no mesmo período do ano anterior (114%), resultado de aumento de 93% na quantidade embarcada com preços 10% superiores.