A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) comemorou na noite de 2 de outubro seu centenário em evento no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo mais de 400 convidados, entre colaboradores, parceiros e amigos.
A programação incluiu um bate-papo mediado por Luiz Lara — fundador da Lew, Lara, chairman da TBWA Brasil e presidente do CENP — com a participação de Gastão Mesquita, diretor-presidente da CMNP, e do escritor e historiador Jorge Caldeira, imortal da Academia Brasileira de Letras.
A conversa resgatou o contexto histórico que levou à criação da Companhia, há um século, e destacou a atuação de Gastão Mesquita Filho na consolidação dos negócios que deram origem à Região Norte do Paraná.
O encontro marcou também o lançamento do livro “De Olhos Abertos e Pés no Chão”, escrito em coautoria por Mesquita e Caldeira e publicado pela editora Sextante, que chega às livrarias em celebração aos 100 anos da empresa.
Outra atração apresentada durante a noite foi a exposição “Trem Melhor”, concebida especialmente para o centenário e com curadoria de Marcello Dantas, conhecido por projetos como o Museu da Língua Portuguesa.
Dividida em três vagões, a mostra conecta passado, presente e futuro, retratando a colonização de mais de 60 cidades do Norte do Paraná, a chegada da ferrovia, a diversificação econômica da região e as perspectivas para o futuro.
A exposição, que ficou aberta ao público até no dia 04, seguirá depois para diferentes cidades do Paraná, em calendário que será anunciado em breve.