Mercado

Comitês Técnicos e Setoriais integram CEISE Br

Na última sexta, dia 10 de dezembro, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho, SP, o presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Adézio José Marques, empossou juntamente com o Ministro da Agricultura Wagner Rossi e demais autoridades os integrantes dos Comitês Técnicos e Setoriais.

A posse recebeu apoio da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul (ORPLANA) e do Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI).

Os Comitês foram criados com o objetivo de atuarem como grupos de assessoria da Presidência do CEISE Br, um núcleo de inteligência, cabendo a eles a formulação de sugestões que possam ser encaminhadas ao poder público e a iniciativa privada com o propósito de resolver problemas e conflitos, bem como atender as demandas setoriais da cadeia produtiva sucroenergética.

Na área Técnica foram criados os Comitês: Logística & Transportes; Relações Institucionais & Governamentais; Serviços, Máquinas & Implementos Agrícolas; Tecnologia da Informação e Automação Industrial; Comércio Internacional; Bens de Capital; Insumos e Produtos Químicos; e nos Setoriais: Alcoolquímica; Biodiesel; Bioeletricidade; Novos Biocombustíveis; Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Ambiental.

Segundo Adézio Marques, presidente do CEISE, a possibilidade de aprofundar as discussões e trocar experiências através dos Comitês Técnicos e Setoriais trará um grande avanço para as indústrias e para o setor de bioenergia, além de um ganho na velocidade das soluções de temas que em outros tempos não seria possível, “pois cada comitê cuidará de um tema específico e será coordenado por profissionais altamente capacitados e reconhecidos no mercado onde atuam”, frisa.

Para a UNICA, a criação desses Comitês Técnicos e Setoriais é uma iniciativa que mostra o amadurecimento da indústria de cana. “Estamos no caminho correto quando ampliamos as discussões de forma abrangente e plural,” completa o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar, Antonio de Pádua Rodrigues.

Cada associado do CEISE Br poderá participar de um ou mais comitês, de acordo com suas conveniências e interesses. Adézio Marques também confirmou que outros novos comitês poderão ser criados permitindo que outros e determinados segmentos da cadeia produtiva sucroenergética possam ser inclusos.