Mercado

Comissão de deputados apóia proposta da cúpula da Alca

A proposta de uma Alca (Área de Livre Comércio das Américas) abrangente e equilibrada, apresentada pelo Brasil e pelos Estados Unidos, aprovada na oitava cúpula da Alca, encerrada na última sexta-feira em Miami, nos Estados Unidos, agradou os integrantes da comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a criação da Alca. Os parlamentares acompanharam de perto as discussões dos representantes dos 34 países.

A deputada Maninha (PT-DF), relatora da comissão especial que participou da comitiva brasileira, disse que o documento aprovado prevê linhas gerais para uma Alca mais flexível. Segundo ela, um dos principais pontos do acordo é a possibilidade da criação de um fundo compensatório para os países menos desenvolvidos. Para a deputada, no entanto, ainda faltam avanços importantes. “O fundo, chamado fundo de desenvolvimento, pretende diminuir as diferenças existentes entre os diversos países. O documento trata dessa questão, mas ainda de uma forma um tanto frouxa. É necessário que avance mais”, observou a deputada.

A expectativa da deputada Maninha é de que esse avanço aconteça no encontro do Comitê de Negociações Comerciais da Alca, que será realizado em fevereiro de 2004, na cidade de Pueblo, no México. Na ocasião, os negociadores devem tratar de questões como subsídio agrícola e compras governamentais. (Fonte: Agência Câmara)