Mercado

Comissão aprova texto para reduzir consumo de álcool

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou hoje o Projeto de Lei 2397/03, do deputado Luciano Zica (PT-SP), que veda aos órgãos e entidades públicas patrocinar eventos e produções que induzam ao consumo de tabaco ou bebidas alcoólicas. Na sua justificação, o autor argumenta que tais patrocínios são contrários ao interesse público. “É inadmissível que o Poder Público estimule, ainda que indiretamente, o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas, que podem comprometer a saúde dos consumidores”, afirma Zica.

Drogas viciantes

O relator, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), concorda com o autor. “De fato, não há como respaldar, em pleno século XXI, que o Estado continue contribuindo para o estímulo do consumo de produtos considerados por todos os pesquisadores médicos como drogas viciantes que tantos males têm trazido à população de todo o mundo”, diz Arantes.

Ele acrescenta que no Brasil essa contradição se apresenta ainda mais grave e paradoxal, “porque o Estado não tem conseguido aportar sequer o volume necessário de recursos para oferecer uma saúde pública minimamente satisfatória aos cidadãos”.

Tramitação

Sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões, sem precisar passar pelo Plenário, o projeto tem tramitação ordinária. Ele estará aprovado pela Câmara se for aprovado também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.