Mercado

Comercialização em pontos de venda: estratégia da Piraí Sementes para atrair novos clientes

Voltar as atenções para o pequeno e médio produtor. Essa será a nova estratégia da Piraí Sementes, tradicional produtora de sementes fiscalizadas para Adubação Verde e Cobertura Vegetal, localizada em Piracicaba (SP). A prática dessa meta começou a ser aplicada em Maio, quando a empresa iniciou a estratégia de fortalecimento da relação comercial com revendas clientes. “Nosso maior volume está concentrado nos grandes produtores. Queremos equiparar nosso mercado com o pequeno e médio, onde o volume ainda não é significativo”, afirma o engenheiro agrônomo Jorge Potascheff Junior, um dos diretores da empresa.

De acordo com Potascheff, que desde 1973 atua no segmento, aproximadamente 80% das sementes produzidas pela Piraí, hoje tem como destino as lavouras de grandes produtores rurais, seus maiores clientes. A expectativa da empresa é equiparar o desempenho nos próximos três anos, estimulando a compra e o emprego das sementes também em pequenas e médias propriedades através da comercialização em casas agrícolas. “O mercado varejista é muito representativo na cadeia do agronegócio, devemos nos estruturar para atender a demanda”, comenta.

O início da investida no varejo está sendo caracterizado pelo investimento na produção e confecção de material de apoio, que abastecem os pontos de venda listados para a nova ação comercial. O material de divulgação contém explicações técnicas sobre o cultivo adequado das 23 espécies de sementes produzidas pela empresa. No setor sucroalcooleiro a Piraí está presente com a produção e aplicação das sementes de Crotalária juncea e spectabilis, além de Mucunas cinza e preta, ideais para a reforma do canavial.

Uma pequena amostra da nova operação comercial poderá ser constatada no stand da Piraí na Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), que será realizada na cidade de Holambra de 17 a 19 de junho. A empresa também estará presente na 2ª Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana de Açúcar (Agrocana), que acontecerá na semana seguinte em Sertãozinho (SP), de 22 a 25 de junho. “A estratégia inicial é apresentar nossa marca com mais força, através do apoio do material técnico e comercial, que dará suporte às vendas”, explica.

A entrega do material explicativo e publicitário está sendo feita inicialmente nas casas agrícolas onde a Piraí já mantém relação comercial, localizadas nas regiões Sul de Minas Gerais, Estados do Paraná, Interior de São Paulo e capital paulista. O objetivo é fortalecer o relacionamento com as casas agrícolas que a empresa mantém relações comerciais para depois iniciar a prospecção de novas revendas.

Certificadas e regularizadas pelo Ministério da Agricultura e Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as sementes produzidas pela Piraí passam por criterioso processo de seleção durante a fase de produção e beneficiamento, sendo a qualidade aferida pelo laboratório próprio, credenciado pelas mesmas instituições reguladoras.

Técnica ecologicamente correta

Considerada por especialistas como método ecologicamente correto de rotação de cultura, a Adubação Verde é uma prática agrícola milenar, caracterizada pelo objetivo de melhoramento do solo através da adição de material orgânico vegetal não decomposto. Dentre suas principais características destacam-se a recuperação de solos degradados; aumento da capacidade de retenção de água do solo; redução da população de ervas daninhas; melhoramento da eficiência dos fertilizantes minerais, além de criar condições ambientais favoráveis ao incremento da vida biológica do solo.

Piraí Sementes

www.pirai.com.br

[email protected]